Ursula von der Leyen: Nos EUA houve progresso nas negociações sobre a Ucrânia

Ursula von der Leyen: Nos EUA houve progresso nas negociações sobre a Ucrânia
Ursula von der Leyen: Nos EUA houve progresso nas negociações sobre a Ucrânia. Foto: ©UE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou, em mensagem na rede social X, que houve progresso nas negociações sobre a Ucrânia, entre os líderes da União Europeia (UE) e o presidente dos EUA, Donald Trump.

“Tivemos uma boa conversa por telefone de uma hora com os presidentes dos Estados Unidos, da Ucrânia e de vários líderes europeus para discutir a reunião de hoje sobre as negociações de paz. Houve um bom progresso, o que consideramos positivo. A Europa (a UE) está pronta para continuar trabalhando com a Ucrânia e nossos parceiros americanos para consolidar esse progresso. Fundamental para esse esforço é ter garantias de segurança sólidas desde o primeiro dia”, afirmou Ursula von der Leyen, na rede social X.

No início da conferência de imprensa conjunta do Presidente dos EUA, Donald Trump, e do homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, após reunião sobre um plano de acordo para por fim à guerra na Ucrânia, Donald Trump afirmou que houve progressos nas negociações e que em 95% dos assuntos havia acordo.

Donald Trump deu a conhecer ter havido uma conversa com líderes europeus, nomeadamente, o presidente finlandês, Alexander Stubb, os líderes da França, Itália, Alemanha, Polónia, o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, o primeiro-ministro norueguês e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.