Lampreia do Rio Minho é “Rainha” à Mesa em Valença

Lampreia do Rio Minho é “Rainha” à Mesa em Valença
Lampreia do Rio Minho é “Rainha” à Mesa em Valença

A iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, que decorre até 15 de abril de 2026, aos fins-de-semana, envolve 16 restaurantes do concelho de Valença. Uma iniciativa que celebra a Lampreia como produto de excelência, em propostas gastronómicas que aliam tradição, criatividade e identidade local.

Valença é uma referência na gastronomia de inverno e a Lampreia do Rio Minho, que é um dos mais emblemáticos produtos da região, atrai apreciadores da boa mesa. Chefes levam à mesa as receitas mais clássicas e abordagens contemporâneas.

Arroz de lampreia, lampreia assada no forno, lampreia recheada ou lampreia na brasa são algumas das propostas tradicionais mas há sempre propostas para uma descoberta de sabores que proporcionam experiências gastronómicas únicas.

Em Valença, entre os restaurantes onde a Lampreia do Rio Minho faz prato estão os seguintes: Adega do João; Baluarte; Bom Jesus; Cristina; Coroa Verde; Estação da Torre; Fonte D’Ouro; Limoeiro; Mané; Merendola; Muralha; O Campónio; O Escondido; O Neves; Solar do Bacalhau; Stop, onde por marcação prévia terá a “Rainha” à Mesa

A iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” é promovida pela ADRIMINHO, em parceria com a Câmara Municipal de Valença, a restauração local, a Confraria da Lampreia do Rio Minho e os restantes municípios do Vale do Minho. Uma iniciativa que torna Valença o lugar de encontro da tradição que liga as gentes aos produtos do Rio Minho.

Além desta iniciativa, Valença organiza, também, o Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”, agendado para São Pedro da Torre, de 20 a 22 de março de 2026, onde a gastronomia reúne com cultura e tradição.