Debate sobre o estado da União

Debate sobre o estado da União é aberto com o discurso anual do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker no Parlamento Europeu a partir das 9h00, em Estrasburgo, 8h00, em Lisboa, a 14 de setembro.

O debate sobre o estado da União que vai decorrer a 14 de setembro a partir das 9h00, em Estrasburgo, (8h00 em Lisboa) é um momento fundamental do processo de controlo democrático que o Parlamento Europeu exerce sobre o executivo comunitário.

Durante o debate, o Parlamento faz uma avaliação do que foi alcançado no último ano, são apresentadas as prioridades para o ano seguinte e discutem-se os desafios mais prementes enfrentados pela União Europeia (UE).

A migração e a crise dos refugiados, o crescimento e o emprego, o terrorismo, o processo de saída do Reino Unido da UE, as expetativas dos cidadãos europeus em relação à União e o programa de trabalho para 2017 serão alguns dos temas a debater durante as três horas do evento.

O debate sobre o estado da União realiza-se dois dias antes da reunião informal dos 27 chefes de Estado e de governo da UE (sem o Reino Unido) em Bratislava, na qual os líderes europeus “prosseguirão uma reflexão política com vista a impulsionar mais reformas e o desenvolvimento da UE com 27 Estados-Membros”.

O debate vai ser transmitido em direto através dos canais EP Live e Europe by Satellite (EbS+).

Através do sítio web www.soteu.eu pode ser acompanha a emissão em direto e obter mais informações sobre o debate, os líderes dos grupos políticos e os outros oradores, tweets e vídeos.

Outra maneira de seguir o que vai sendo dito no debate é através da conta Twitter do Serviço de Imprensa do PE @EuroParlPress (hashtag #SOTEU) ou, em português, em @Europarl_PT. O debate será também transmitido em direto na página do PE no Facebook, ou aqui nesta página, na TV Europa.