Uso de copos pequenos leva a menor consumo de vinho

Estudo mostra que consumo de bebidas alcoólicas, como o vinho, pode ser mais reduzido se forem usados copos de menor dimensão, em comparação com copos maiores. Uma política baseada na dimensão do copo pode reduzir o consumo.

Uso de copos pequenos leva a menor consumo de vinho
Uso de copos pequenos leva a menor consumo de vinho. Foto: Rosa Pinto

As famílias, no Reino Unido, consomem cerca de 6,5% menos vinho ao beber em copos de 290 ml em comparação com as que utilizam copos de 350 ml. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica “Addiction”

O estudo envolveu 260 famílias que consumiam pelo menos duas garrafas de vinho de 75cl por semana. Durante dois períodos de intervenção de 14 dias, as famílias foram convidadas a comprar uma quantidade pré-definida de vinho para beber em casa em garrafas de 75cl ou 37,5cl, por ordem aleatória.

As famílias receberam de forma aleatória os copos para beber de 290ml ou de 350ml. A quantidade de vinho consumido no final de cada período de intervenção de 14 dias foi medido usando fotografias das garrafas no momento da aquisição e pesadas em balanças que foram fornecidas.

No final do período do estudo verificou-se que o uso de copos mais pequenos reduziu a quantidade de vinho consumida em cerca de 6,5%, ou seja, 253ml por quinzena – embora haja alguma incerteza em torno desse efeito. Beber a partir de garrafas mais pequenas reduziu a quantidade de vinho consumida em três.

O vinho é a bebida alcoólica mais consumida na Europa, e a maior parte é consumida em casa e não em bares, restaurantes ou pubs. Já se sabe que o uso de copos maiores aumenta o volume de vinho vendido em restaurantes e o tamanho dos copos de vinho em geral aumentou dramaticamente nas últimas três décadas.

Se os efeitos do tamanho do copo de vinho sobre o consumo forem comprovadamente confiáveis, com efeitos sustentados ao longo do tempo, a redução do tamanho dos copos de vinho usadas nas residências poderia contribuir para políticas de redução do consumo.

Essas políticas podem incluir preços de copos de acordo com a capacidade de aumentar a procura por copos mais pequenos e regular os tamanhos dos copos em bares, restaurantes e outras instalações licenciadas para ajudar a mudar as normas sociais sobre o que constitui um tamanho de copo aceitável para uso externo e interno da casa.