Mercúrio e arsénio nos alimentos aumenta infertilidade

Estudo da Fundação IVI confirma que uma maior concentração de metais pesados nos alimentos pode afetar a fertilidade, com piores resultados embrionários e clínicos e uma menor resposta dos ovários. O estudo analisou o chumbo, mercúrio e arsénio.

Mercúrio e arsénio nos alimentos aumenta infertilidade
Mercúrio e arsénio nos alimentos aumenta infertilidade. Foto: Rosa Pinto

Investigadores da Fundação IVI referem que a industrialização trouxe muitos benefícios, mas também contribuiu para a nossa exposição a uma série de fatores ambientais que podem ser prejudiciais à saúde. Entre os fatores negativos da industrialização está a infertilidade, devido à exposição contínua a poluentes ambientais durante a idade reprodutiva.

Um dos estudos apresentados recentemente no 39.º Congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE), que decorreu na Dinamarca, mostrou haver uma ligação entre a fertilidade e as concentrações de oligoelementos não essenciais no organismo, incluindo metais pesados como chumbo, mercúrio e arsénio, bem como o estrôncio, estanho, césio e rubídio.

Os resultados do estudo mostraram que uma maior concentração de oligoelementos não essenciais, como mercúrio no sangue, além do estrôncio, estanho, césio e rubídio na urina, e que podem estar presentes em pequeníssimas quantidades na dieta diária, foi significativamente associada com uma menor resposta dos ovários e a piores resultados embrionários no tratamento da fertilização in vitro (FIV). Além disso, as concentrações mais elevadas de arsénio na urina, obtidas no dia da transferência embrionária, resultaram marcadamente em piores desfechos clínicos do tratamento de fertilização in vitro.

“Teremos de aprofundar mais os estudos para determinar a origem, mas podemos intuir que estes elementos estão associados a componentes da nossa dieta, como mercúrio em peixes, consumo excessivo de arroz, que pode levar ao aparecimento de arsénio, ou à possível presença de estrôncio em cereais, vegetais folhosos e laticínios. E a tudo isto, será necessário acrescentar a nossa exposição a estes vestígios não essenciais a nível ambiental”, explicou Francisco Domínguez, investigador da Fundação IVI e coordenador do estudo, citado pela Fundação.

O investigador esclareceu que a presença destes elementos foi analisada no líquido folicular, plasma e urina, obtidos no dia da punção ovárica, bem como na urina obtida no dia da transferência embrionária. O estudo envolveu a análise de 51 mulheres nas clínicas IVI de Espanha, com uma média de idade de 39 anos, das quais metade não era fumadora. Todas foram submetidas a tratamento de FIV com transferência de um único blastocisto euploide, ou seja, um embrião com número correto de cromossomas.

Francisco Domínguez sublinha que os resultados são preliminares e serão confirmados num grupo maior de participantes. “Nem todas as pessoas reagem da mesma forma à exposição a estes elementos e também é necessário correlacionar outras variáveis associadas a fatores ambientais e de estilo de vida”, conclui.