Vacina da gripe diminui risco de morte em doentes cardiovasculares

Pacientes com insuficiência cardíaca podem diminuir risco de morte ao tomarem a vacina contra a gripe. Estudo internacional mostra que a vacina contra a gripe pode evitar um sexto das mortes por doenças cardíacas e prevenir hospitalizações.

Vacina da gripe diminui risco de morte em doentes cardiovasculares
Vacina da gripe diminui risco de morte em doentes cardiovasculares

As vacinas da gripe podem prevenir as pessoas de infeções gripais e salvar a vida dos pacientes de doenças cardiovasculares, pela redução das complicações cardíacas. A conclusão é de um estudo internacional liderado por investigadores da McMaster University e já publicado na revista The Lancet Global Health.

Os investigadores descobriram que as vacinas contra a gripe reduzem o impacto da pneumonia e as complicações cardiovasculares em pessoas com insuficiência cardíaca. Mark Loeb, investigador principal do estudo, afirmou: “Se tem insuficiência cardíaca, deve tomar a vacina contra a gripe porque lhe pode salvar a vida – foi isso que descobrimos neste estudo”.

O investigador, que é especialista em medicina molecular, médico de doenças infeciosas e microbiologista, acrescentou: “É subestimado que a vacina contra a gripe pode salvar as pessoas da morte cardiovascular”.

O estudo mostrou que, durante todo o ano, a vacina contra a gripe reduziu a pneumonia em 40% e a hospitalização em 15% em pacientes com insuficiência cardíaca. Durante a temporada de gripe no outono e inverno, a vacina contra a gripe reduziu as mortes em 20%, nos pacientes com insuficiência cardíaca.

Os dados recolhidos durante a temporada de gripe também mostraram que a vacina ajudou a proteger as pessoas contra complicações cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.

O estudo permitiu rastrear mais de 5.000 pacientes com insuficiência cardíaca em 10 países da África, Ásia e Oriente Médio, onde poucas pessoas recebem uma vacinação regular contra a gripe. Os pacientes receberam uma vacina contra gripe ou um placebo, por ano, entre junho de 2015 e novembro de 2021.

Embora a gripe tenha sido associada a um risco aumentado de eventos cardiovasculares com risco de vida, Mark Loeb disse que as pessoas com insuficiência cardíaca já são vulneráveis ​​a problemas de saúde. Os pacientes com a doença têm 50% de hipótese de morrer em cinco anos, enquanto 20% são hospitalizadas, por ano, devido a complicações cardiovasculares.

“É importante referir que analisamos países de baixo e médio rendimento, onde ocorrem 80% das doenças cardiovasculares e onde as taxas de vacinação contra a gripe são baixas”, referiu o investigador.

Para Salim Yusuf, diretor executivo do PHRI e autor do estudo, “a vacina contra a gripe deve fazer parte da prática standard em pessoas com insuficiência cardíaca, dada a sua simplicidade, baixo custo e segurança. Evitar um sexto das mortes por doenças cardíacas e prevenir hospitalizações é um processo muito económico e pode ter um importante impacto clínico e de saúde pública”.

O estudo é o primeiro ensaio clínico sobre a eficácia da vacina contra a gripe em pacientes com insuficiência cardíaca.